LIDE sediou o Fórum de Comércio Eletrônico da Feira Internacional de Importação da China 巴中企业精英俱乐部主办中国国际进口博览会电商论坛

Na noite do dia 17, foi realizado em São Paulo o Fórum de Comércio Eletrônico da Feira Internacional de Importação da China, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE). O fórum não apenas convidou Vicoria stive, chefe da Latam Airlines, para falar, mas também convidou 50 elites empresariais para participar do evento.

O evento foi presidido por José Ricardo, presidente do LIDE. A China não só é o país com maior número de usuários de Internet do mundo, mas também possui o maior mercado de comércio eletrônico que apresenta rápido crescimento. A indústria chinesa de comércio eletrônico está liderando o desenvolvimento da economia digital da China, e várias plataformas de e-commerce (como Tianmao, Tianmao Internacional, Taobao, Diaocha, etc.) trazem novos estímulos ao mercado através de métodos inovadores de marketing. O comércio eletrônico é um bom canal para entrar no mercado chinês.

Victoria disse que a China se tornará o maior mercado de varejo do mundo em 2016, com vendas de até US $ 4,88 trilhões. A taxa de penetração on-line do mercado total de varejo da China chegará a 33% até 2020, com as importações respondendo por 40% do consumo on-line.

Desde 2015, a cooperação entre as três plataformas de comércio eletrônico e empresas brasileiras vem crescendo a uma taxa superior a 2,3 vezes. As pessoas devem prestar mais atenção ao mercado chinês e ao mercado chinês de comércio eletrônico. Ela então deu uma introdução detalhada ao Tianmao e ao Tianmao International da Alibaba, ambos plataformas B2C e as maiores plataformas de e-commerce da China. A natureza da loja é diferente. Simplesmente falando, a Tianmao vende principalmente produtos chineses, enquanto a Tianmao International vende produtos originalmente ou vendidos no exterior.

Ricardo, presidente do LIDE, disse que China e Brasil são dois países que são mutuamente benéficos e complementares. Segundo as estatísticas, o comércio do Brasil com a China atingiu 750 bilhões de yuans, principalmente envolvendo minério de ferro, soja, madeira, petróleo e assim por diante. Nos últimos dois anos, o investimento da China no Brasil se tornou cada vez mais diversificado, da infraestrutura às empresas de tecnologia atuais, trazendo muitas oportunidades para o mercado brasileiro. Nos últimos 15 anos, o investimento real da China em vários setores no Brasil atingiu US $ 54 bilhões. Ricardo disse: a política de “um cinturão e uma estrada” promoveu a ligação econômica entre a China e Brasil, e o contínuo fortalecimento da cooperação comercial entre os dois países trará muitas oportunidades.

17日晚,由巴西商业领袖组织-中国区(LIDE)主办的中国国际进口博览会电商论坛在圣保罗举行,本次论坛不仅邀请了Latam航空公司天猫负责人victoria stive主讲,还邀请了50位企业精英参加。
场外的大雨无法阻挡场内热烈的气氛,LIDE的会长Jose Ricardo主持活动。startse公司的负责人Ricardo Geromel向众人详细介绍了中国。他概括的讲述了中国的发展史,简单分析了孔子、毛泽东、邓小平和习近平对中国产生的影响。他还提到,拿破仑一世曾说,中国是一条沉睡的龙,现今这条龙已经苏醒。数据表明美国用160年使本国GDP增长了30多倍,而中国自改革开放后,仅40年就使GDP增长了33.5倍,这个数字足以证明中国的崛起。中国还是世界上互联网用户最多的国家,同时也拥有全球最大的电子商务市场,并且增长迅速。中国的电商引领着中国数字经济的发展,各电商平台(如:天猫、天猫国际、淘宝、嘀嘀打车等)创新营销玩法(如:双十一,双十二等)给市场带来新的刺激。想要进入中国市场,电子商务是个很好的渠道。

主讲victoria介绍说,2016年中国成为世界上最大的零售市场,销售额高达4.88万亿美金,而中国整体零售市场的在线渗透率,将在2020年达到33%,进口商品在线消费比例占其中的40%。另外,整个欧洲拥有7.39亿的互联网用户,美国有3.26亿用户,而中国的互联网用户多达7.31亿,其中中产消费者占3亿用户,直到2020年中产消费者将倍增, 这相当于增加了一个像德国这样规模的经济体,victoria介绍说,电商今后是市场趋势。巴西已经有很多品牌入驻,天猫或天猫国际或淘宝国际(如:知名品牌havaianas、melissa、natura、minasgreen等)。自2015年起至今,该三个电商平台与巴西企业的合作以大于2.3倍的速度在增长,大家更应该重视中国市场,重视中国的电子商务市场。随后她详细的介绍了阿里巴巴旗下的天猫和天猫国际,她说,这两者均是B2C平台,是中国境内最大的电商平台。其开店性质不同,简单的说天猫是以卖中国国产货物为主,而天猫国际所卖物品原产于或销售于海外。这两者虽有不同的物流体系,但都非常完善高效,且可通过GPS查看包裹位置。她还说,根据店铺的运营手段的不同,需针对性的制定营销策略。

LIDE的会长Ricardo说,中国和巴西是互惠互利互补的两个国家。据统计巴西对中国的贸易额已达7500亿,主要涉及铁矿砂、大豆、木材、石油等。近两年来中国在巴西的投资也越来越多,越来越多样化,从基础建设到如今的科技公司,给巴西市场带来了很多机会。近15年来中国在巴西的各个行业的实际投资额达到了540亿美金,虽然目前巴西向中国大多出口原材料,但巴西出口商的附加值产品和特色产品已经开始进入中国市场,慢慢会被市场接受。Ricardo说:“一带一路”的政策推动了中巴经济链,继续加强两国贸易合作会带来很多机遇,可以让更多巴西优质的产品会进入到中国消费者的家庭。

Prev Conferência de Promoção da XII Cúpula Empresarial China-América Latina 第十二届中拉企业家高峰会暨横琴自贸片区推介会
Next Fiesp e Apex-Brasil promovem seminário preparatório para missão à China Apex举行中国进博会的研讨及动员会

Leave a comment

Benvindo ao Chinarte Cultura Media Studio. Entre em contato conosco pelo e-mail: contato@chinarte.com.br